Cidades
05 Janeiro de 2013 - 11:36 - por Derek Gustavo

Estado inicia pré-matrícula da rede pública de ensino na próxima segunda-feira

Pré-matrícula será feita pela internet, e contemplará 11 municípios, com exceção das escolas que não terminam o ano letivo de 2012 até 1º de março desse ano

 
Foto: Ascom/AL

Começam esse mês as matrículas nas escolas públicas municipais e estaduais de Alagoas. A pré-matrícula poderá ser feita pela internet, no site www.matriculaonline.al.gov.br, entre os dias 7 e 13 de janeiro. Além de Maceió, são contemplados pelo sistema online as cidades de Arapiraca, Porto Calvo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Viçosa, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Penedo e Delmiro Gouveia.

A pré-matrícula é destinada a novos alunos, que desejam estudar em escolas públicas do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio; 1º, 5º (diurno) e 6º (noturno) períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental e 1º período do EJA médio. Para a Secretaria de Educação, alunos novatos são aqueles que vieram das redes particulares ou municipal, ou que haviam deixado de estudar e estão retornando agora ou para aqueles da rede estadual que mudarão de unidade de ensino.

Como proceder

No endereço eletrônico http://www.educacao.al.gov.br/legislacao-1/portarias/2012/matriculas-2013, pais e estudantes podem verificar quais escolas estãoo aptas à pré-matrícula. Elas terminam o ano letivo de 2012 até o dia 1º de março. Quando for realizar sua pré-matrícula, o candidato deve escolher três escolas nas quais tem o interesse em estudar.

No dia 24, será disponibilizada uma lista, indicando para qual das escolas escolhidas o aluno deve se dirigir para efetuar sua matrícula definitiva, entre os dias 28 e 30 de janeiro. 

As escolas que não terminarão suas aulas até o dia 1º de março, terão suas matrículas efetuadas na secretaria dessas escolas, num período de até 10 dias após o fim do ano letivo de 2012.

Quem pode se candidatar à pré-matrícula?

Os seguintes critérios serão levados em conta para a alocação dos alunos registrados na pré-matrícula: alunos portadores de alguma necessidade especial, alunos oriundos da rede pública estadual ou municipal que morem nos arredores da escola escolhida e sejam menores de idade terão prioridade na alocação nas escolas escolhidas como primeira opção.

Critérios de renovação

Para os estudantes que já estudam na rede pública, e não irão mudar de unidade ensino, a pré-matrícula é desnecessária. Basta que o aluno renove sua matrícula em até 5 dias após o fim do ano letivo. A relação dos documentos exigidos se encontra nas secretarias das escolas.

Na rede municipal, matrículas vão de 21 a 25 de janeiro

Os novos alunos da rede municipal de Maceió devem realizar suas matrículas entre os dias 21 e 25 de janeiro, observadas a existência de vagas, e ressalvando as unidades que se encontram em situações especiais. A matrícula para a EJA poderá ser feita em qualquer período do ano letivo, nos três turnos, levando-se em conta a demanda apresentada.

Alunos entre 15 e 17 anos só poderão ser matriculados nas turmas do .6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nos turnos da manhã e da tarde, depois que os alunos de 11 a 14 anos já estiverem matriculados nestas séries. Alunos do Ensino Fundamental com mais de 17 anos, preferencialmente, devem se matricular no período noturno.Alunos com necessidades especiais, como deficiências, déficit de desenvolvimento ou altas habilidades (superdotação) devem ser matriculados nas escolas de ensino regular, mas atendimento educacional especializado deve ser ofertado.

Para se efetuar a matrícula, os seguintes documentos (originais e cópias) devem ser apresentados: registro de nascimento ou casamento; cartão de vacinação para as crianças até sete anos de idade; comprovante de residência; caso possua, cartão do Bolsa Família; duas fotos 3x4; documento de comprovação de escolaridade (declaração e/ou histórico escolar), para as matrículas a partir do 2º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: Correio de Alagoas

Comentarios:

  • MARLI FLORA disse em 08 Jan 2013

    Estou tentando faze a matricula no segundo ano do ensino fundamental do meu filho de 8 anos e nao consigo.

Deixe seu comentário:

Comentário enviado com sucesso.

Seu comentário está aguardando aprovação, em breve será exibido junto à notícia.